Newsletter: Informe um endereço de e-mail válido.

Ecoturismo

     
 

O Ecoturismo, é um segmento de actividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas. É um segmento turístico que proporcionalmente mais cresce no mundo. Embora o trânsito de pessoas e veículos possa ser agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores da sua prática argumentam que, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preservação dos mesmos, é um dos principais meios de educação ambiental e permite a integração e desenvolvimento económico das comunidades locais em áreas de preservação ambiental. O termo já era usado no século de 700a.C e 800a.C para designar rotas com belas paisagens ecológicas em África.

 

Entre muitas outras, são consideradas actividades de ecoturismo: passeios a pé em veredas e trilhos, passeio a cavalo, observação de aves, cicloturismo, observação de fauna e flora, espeleologia, estudos do meio ambiente, parapente, asa-delta, balonismo, canoismo, turismo geológico. Para que uma actividade possa ser considerada como Ecoturismo, ela deve garantir: conservação dos recursos naturais e culturais; gerar benefícios para as comunidades receptoras; prestar educação ambiental. O ecoturismo é percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como: uma forma de praticar turismo em pequena escala, uma prática mais activa e intensa do que outras formas de turismo; uma modalidade de turismo na qual a oferta de uma infra-estrutura de apoio sofisticada é um dado menos relevante; uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre os temas de meio-ambiente; uma prática menos espoliativa e agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.

 

A actividade, como presentemente configurada em muitas partes do mundo, é confundida com o turismo de aventura e, de facto, há quem inclua esta última, assim como outras nomenclaturas dadas ao turismo (por exemplo: turismo rural, turismo responsável, turismo ecológico, turismo alternativo, turismo verde, turismo cultural) como partes ou derivações de uma generalização chamada ecoturismo.

 

Princípios do ecoturismo: Da natureza nada se tira a não ser fotos; Nada se deixa a não ser pegadas; Nada se leva a não ser recordações.

 

A EXPLORE LATITUDES respeitando os princípios enunciados, realiza um conjunto de actividades no âmbito do ecoturismo para que todos os participantes sintam e preservem a Natureza.

 

Subscreva a nossa newsletter Fique a par dos nossos roteiros!
Copyright © 2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados
Copyright © 2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados