Newsletter: Informe um endereço de e-mail válido.

Turismo Cultural

    

 

A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura celta, ibérica, germânica, romana, árabe e cristã. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das romarias religiosas, da gastronomia e do folclore, da azulejaria, ou até, das calçadas tipicamente portuguesas.

 

Por definição, roteiro é um percurso que inclui pontos de interesse histórico, cultural ou paisagístico, um passeio por um percurso pré-definido que visa a visita a locais de interesse. Identificando-se local de interesse, desde que possua condições geográficas, culturais e infra-estruturas adequadas ao desenvolvimento de actividades associadas ao turismo.

 

Os roteiros culturais salientam-se, pela importância histórica e turística, pelo que nos vários roteiros são integradas as referências das cidades, vilas e monumentos que sejam associados quase a uma imagem de marca dos locais. Nos itinerários, pretende-se que os visitantes sintam os sons, os cheiros, o silêncio, as edificações, pois, em muitos dos sítios vai ser permitido abranger muitos séculos de história.

 

O património é variado e com características próprias, podendo-se definir: Monumento – edificação erigido para celebrizar ou prestar homenagem a eventos, feitos, pessoas ou divindades; Castelo – fortificação medieval robusta e permanente, construída num ponto geográfico dominante, de difícil acesso, rodeada por muralhas de pedra e usada como defesa e residência; Museu – estabelecimento concebido para albergar uma instituição cultural que mantém e promove o acesso público a itens de valor patrimonial; Convento – edificação religiosa onde residem comunidades de frades ou freiras, tipicamente de ordens de actividade aberta à comunidade; Mosteiro – edificação religiosa onde reside uma comunidade de monges ou monjas, tipicamente de uma ordem de clausura.

 

Na sua concepção clássica, um castelo compunha-se de pátio ou praça de armas, cercado pelas edificações adossadas às muralhas. O topo das muralhas era percorrido por um adarve protegido por ameias. O acesso era feito pelo Portão de Armas (principal), havendo ainda uma chamada “Porta Falsa”, “Poterna” ou “Porta da Traição”, prevendo uma eventual retirada dos defensores. Com o desenvolvimento de povoações ao abrigo dos muros do castelo, uma cerca passou a envolver o perímetro urbano. As edificações de ordens religiosas, tipicamente compreendem a hospedaria, refeitório, sala de capítulo, igreja e claustro. Um museu, geralmente está instalado em palácios ou outros edifícios monumentais, salvaguardando-se os museus contemporâneos que estão instalados em edifícios cuja construção foi arquitectada para o fim, sendo mais importante o seu património. Como instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento e aberta ao público, adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem para educação e deleite da comunidade.

 

Nos vários e diversificados monumentos, podemos apreciar e conhecer os vários estilos existentes em Portugal: românico, românico tardio, manuelino, manuelino associando elementos do gótico e do renascimento, gótico, medieval de estilo românico, quinhentista, barroco, entre outros não menos importantes.

 

Suportados por todas estas vertentes e conhecimentos, é objectivo da EXPLORE LATITUDES realizar um turismo cultural centrado na apreciação do património histórico, cultural e artístico dos determinados monumentos, sempre acompanhados por profissionais que transmitem as variadas informações sobre os locais e partilham os aspectos mais relevantes do património a visitar. Visa, ainda, proporcionar a inter-relação social entre as pessoas através do conhecimento e de outras formas de ser e de viver e que as crianças e jovens possam compreender e descobrir os momentos do trabalho que era realizado na construção dos monumentos.

 

Subscreva a nossa newsletter Fique a par dos nossos roteiros!
Copyright © 2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados
Copyright © 2017 Grupo MediaMaster. Todos os direitos reservados