O sítio de São Paulo é sempre referido, na literatura de viagens nos séculos XVII e XVIII, como morada preferida dos comerciantes estrangeiros estabelecidos em Lisboa. Através desta visita guiada conheça as ruas, os espaços, as casas e as gentes deste bairro.
Sítio ou Bairro de São Paulo
Sabia por exemplo que…o Bairro de São Paulo foi reconstruído pelo Marquês de Pombal? A Igreja de São Paulo é do século XV e foi destruída pelo terramoto de 1755? A Casa da Moeda localizava-se neste bairro? Temos muitas histórias para lhe contar.
A visita faz-se pelo Largo de São Paulo, Banhos Públicos de São Paulo, Rua dos Remolares, Cais do Sodré, Mercado da Ribeira, Jardim e Rua D. Luís, Conde Barão, Rua da Boavista, Bairro da Bica e Rua São Paulo, com vista a cruzar a sua história e memória com a exploração de vivências presentes.
A paróquia parece ter sido criada em 1412, data que surgia numa inscrição existente sobre o portal da primitiva Igreja. Um manuscrito referindo a constituição das freguesias de Lisboa antes de 1755, atesta o seu início, nessa época, numa ermida da antiga “Travessa do Carvão”.
A representação mais antiga que se conhece da primitiva Igreja é a que se encontra na estampa de Lisboa, de Braunio, datada de 1572. Nessa gravura podemos facilmente reconhecer a antiga Igreja de São Paulo, apresentando a sua fachada virada para o Tejo e, nas traseiras, duas fileiras de edifícios que desenham a ligação com o sítio de “Cata-que-farás” e Remolares, desenvolvendo um percurso depois estabelecido pela Rua Direita de São Paulo.
Realiza-se todos os dias Roteiro da parte de manhã e da parte de tarde
Reservas e Informações: 217 264 179 ou 918 959 584 ou info@explore-latitudes.pt
EXPLORE LATITUDES EVENTOS CULTURAIS, Lda
NIPC 510 955 380
RNAAT n.º 549/2014
Membro Associação Turismo de Lisboa
Estabelecimento Saudável & Seguro