A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura celta, ibérica, germânica, romana e árabe. A diferenciação cultural dos portugueses manifesta-se através dos tipos de habitação, das manifestações religiosas, da gastronomia e do folclore, da azulejaria, ou até, das calçadas tipicamente portuguesas. Muitos monumentos, museus, mosteiros, conventos, castelos, vilas históricas merecem uma visita em Portugal.
Nos vários e diversificados monumentos, podemos apreciar e conhecer os vários estilos existentes em Portugal, como: românico, românico tardio, manuelino, manuelino associando elementos do gótico e do renascimento, gótico, medieval de estilo românico, quinhentista, barroco, entre outros não menos importantes.
Os roteiros culturais salientam-se, pela importância histórica, pelo património e pelas referências antigas, nas cidades, vilas e monumentos. Nos itinerários, pretende-se que os visitantes sintam os sons, os cheiros, o silêncio, as edificações, pois, em muitos dos sítios e locais vai ser permitido abranger muitos séculos de história. Nos diversos roteiros teremos visitas a monumentos, citânias, mosteiros, conventos, ruinas, vestígios históricos, entre muitos outros que existem e estão bem conservados em Portugal.
Suportados por todas estas vertentes e conhecimentos é objectivo realizar um turismo cultural centrado na apreciação do património histórico, cultural e artístico dos determinados monumentos, sempre acompanhados por profissionais que transmitem as variadas informações sobre os locais e partilham os aspectos mais relevantes dos monumentos a visitar. Visa, ainda, proporcionar a inter-relação social entre as pessoas através do conhecimento, de outras formas de ser, de viver e que as crianças e jovens possam compreender, descobrir os momentos do árduo trabalho que era realizado nessa construção.
A EXPLORE LATITUDES, realiza Roteiros centrados na apreciação do património histórico-cultural e artístico, em visitas programadas, prima pela qualidade e compromisso, em prol da elevação cultural dos participantes.