Venha viajar no tempo à descoberta do Bairro de Alfama, passeando pelos sítios mais emblemáticos, pelos vestígios arqueológicos e traçados antigos, pelas alcaçarias e pelas Igrejas após a reconquista cristã.
Alfama é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. Do velho casario que se ergue junto ao mar, do Castelo ao cais do Tejo, há muito para contar, desde o povo árabe e os banhos, o povo das caravelas e confraria dos mareantes, até ao culto do espírito santo.
Alfama é um bairro muito peculiar, assemelhando-se a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima. Com destaque para os principais monumentos: a Sé Catedral, a Igreja de S. Miguel e de Santo Estêvão, o Museu do Fado, a Cerca Moura ou Velha e as vistas mais espectaculares sobre Alfama e o rio Tejo, que se têm do passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia.
Durante o domínio muçulmano, poder-se-ia falar 2 Alfamas: uma Alfama do Alto, mais aristocrática, situada dentro da Cerca Moura, que comunicaria pela Porta de Alfama/São Pedro (na actual rua de São João da Praça) ou uma Alfama do Mar, mais arrabalde e popular.
Com o domínio cristão a designação Alfama foi-se alargando mais para leste, dentro dos limites da Cerca Nova ou Cerca Fernandina, passando para lá do Chafariz de Dentro.
Realiza-se todos os dias Roteiro da parte de manhã e da parte de tarde
Reservas e Informações: 217 264 179 ou 918 959 584 ou info@explore-latitudes.pt
EXPLORE LATITUDES EVENTOS CULTURAIS, Lda
NIPC 510 955 380
RNAAT n.º 549/2014
Membro Associação Turismo de Lisboa
Estabelecimento Saudável & Seguro