Venha conhecer este notável património, sentindo as ruínas após o terramoto de 1755, realizando as visitas guiadas ao Convento e Museu Arqueológico do Carmo, e zona do Convento da Trindade.
O Convento da Ordem do Carmo, monumento edificado no século XIV, ergue-se no Monte do Carmo. De traço gótico, a igreja segue o modelo das construções mendicantes do século XIII, mas já com influência do Mosteiro da Batalha. O convento foi mandado construir em 1389 pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, em terrenos adquiridos ao almirante Pessanha e à irmã do Condestável. Em 1392, o Condestável convidou os frades carmelitas de Moura a ingressarem no convento. Devido ao Terramoto de 01 de Novembro 1755 ficou em ruínas, não tendo sido reconstruído, constitui-se num dos principais testemunhos da catástrofe visíveis na cidade.
Actualmente as ruínas abrigam o Museu Arqueológico do Carmo. O corpo principal da igreja e o coro, cujo telhado resistiu ao terramoto, foram requalificados e abrigam hoje um Museu Arqueológico com uma pequena, mas interessante colecção. O conjunto, que já foi a principal igreja gótica da capital, e que pela sua grandeza e monumentalidade concorria com a própria Sé de Lisboa.
É possível que a ruína do Convento do Carmo e do vizinho Convento da Trindade, aquando daquele terramoto, esteja na origem da expressão popular “Cair o Carmo e a Trindade”.
Realiza-se de Segunda a Sábado – Manhã ou Tarde
Reservas e Informações: 217 264 179 ou 918 959 584 ou info@explore-latitudes.pt
EXPLORE LATITUDES EVENTOS CULTURAIS, Lda
NIPC 510 955 380
RNAAT n.º 549/2014
Membro Associação Turismo de Lisboa
Estabelecimento Saudável & Seguro